há 2 anos

Comunicado de venda de veículo: veja a importância desse documento para as lojas!

Comunicado de venda de veículo: veja a importância desse documento para as lojas!
Comunicado de venda de veículo: veja a importância desse documento para as lojas!

Para comprovar que o automóvel não pertence mais a sua loja, é imprescindível emitir esse documento. É possível fazê-lo pelos Correios, nos cartórios autorizados ou nas unidades de atendimento do Detran e deve ser emitido imediatamente após a comercialização de um carro, moto ou caminhão. Nesse post, vamos entender mais sobre o que é um Comunicado de Venda, qual a sua importância e como ele pode ser feito. Se quiser saber mais, continue acompanhando!

O que é comunicado de venda?

Esse documento é a declaração oficial de que alguém faz ao vender seu veículo a um terceiro, seja uma pessoa física ou jurídica, como a sua loja de revenda de carros, por exemplo.

Através dessa declaração, o Detran fica sabendo que quem vendeu o veículo não tem mais nenhum tipo de relação com o veículo, como de posse ou propriedade, e, por esse fato, também não se responsabiliza legalmente por ele, seja legal, civil, ou criminalmente. Por isso, emitir o comunicado de compra e venda imediatamente após a venda do veículo pode evitar dores de cabeça no futuro.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o comunicado de venda deve ser realizado imediatamente após o fechamento do negócio, uma vez que sem esse documento o novo proprietário não consegue realizar os trâmites para a transferência de posse junto ao Detran.

Por que é importante realizar o comunicado de venda de veículo?

Para que o novo proprietário seja responsável pelo veículo, esse documento é essencial. Caso isso não seja feito e o novo proprietário do veículo receber multas, reincidências ou até se envolver em acidentes de trânsito, o antigo dono ainda receberá as notificações e será responsável pelo veículo, tendo que arcar com os débitos sob a pena de sofrer punições do Detran.

Ainda, sem esse documento, o veículo ainda será patrimônio do antigo dono, podendo causar confusões nas declarações de imposto de renda ou caso algum tenha que declarar seus bens para outras finalidades. Por isso, é tão importante fazer essa declaração, para que cada um tenha suas responsabilidades assertivamente definidas.

Como deve ser feito o Comunicado de Venda de veículos

Não é difícil realizar essa declaração. Porém, é necessária muita atenção e precisão ao preencher os dados, evitando outros problemas. No verso do CRV (Certificado de Registro de Veículo) que o seu veículo possui, você pode preencher os espaços em branco com os dados do comprados e do vendedor corretamente e em letra legível.

Esse documento já é o Comunicado de Venda, sendo necessário posteriormente autenticar as assinaturas do vendedor e do comprador em cartório. Para a autenticação, leve o CRV, o CPF e um documento oficial com foto do vendedor até a unidade de atendimento do Detran, que fará a efetivação do comunicado, isentando o vendedor da propriedade do veículo.

Existem outros meios de fazer o Comunicado de Venda? Sim!

É possível realizar o comunicado pelos Correios, enviando o CRV, os documentos do vendedor e o formulário de venda que pode ser acessado no site do Detran. Além disso, um procurador legal também pode realizar o comunicado de venda, ok?

Ainda, caso o comprador do veículo seja uma pessoa jurídica, é necessário enviar o cartão de CNPJ, o contrato social ou documento equivalente juntamente com o resto da documentação, para comprovar a representação legal da empresa.

Além disso, uma outra maneira de fazer o Comunicado de Venda online é através do sistema Click Garage, sem a necessidade de se dirigir ao cartório ou outras instituições. Pela plataforma, você consegue emitir a declaração de maneira fácil e rápida, otimizando os processos de assinaturas e autenticações. Caso queira experimentar os benefícios do Click Garage, é possível testar gratuitamente por 15 dias, acessando o link https://clickgarage.com.br/.

Foque nas vendas. Simplifique o resto.

Quer melhorar a gestão de sua loja de veículos?

A tecnologia está cada vez mais evoluída para ajudar empresas a simplificar os processos operacionais. Foque no atendimento e nas vendas o resto deixa com a gente.

Experimente Grátis
Compartilhe:

Leia também