A importância do pós-venda na loja de veículos
O Pós-venda não costuma ser praticado pelas revendas de automóveis e isso pode ser um diferencial da sua loja de veículos, fidelizando seus clientes, consequentemente aumentará seus lucros.
Isso porque segundo pesquisa da Gartner Group, a fidelização de 5% dos clientes gera um aumento de 25% a 125% no lucro. Além disso clientes fidelizados é de 5 a 7 vezes mais barato que buscar novos clientes.
Resumindo as pesquisas mostram a importância de ter um serviço de pós-vendas eficiente, demonstrando que dessa forma a margem de lucro do seu negócio aumentará. Para alcançar esse objetivo algumas ações podem ser um diferencial no relacionamento de pós-venda com seus clientes:
1- Verifique a satisfação
Após a venda, programe um dia e entre em contato com seu cliente, para verificar se o mesmo encontra-se satisfeito com o veículo que adquiriu.
Se sim, se coloque, pronto para auxiliar em eventuais problemas que possam ocorrer. Caso a resposta for negativa, procure entender as razões, ao qual levaram o seu cliente a ter essa opinião. Entendendo isso, proponha colocar alternativas que possam solucionar os problemas, para que assim você possa melhorar a experiência de compra do seu cliente.
Segunda estatísticas somente 1 em cada 10 clientes insatisfeitos reclamam diretamente para lojas, enquanto apenas 3 de 10 dos clientes satisfeitos indicam empresas que prestam bons serviços para os amigos, colegas e parentes. Se você compreende a necessidade e a importância que o famoso "boca a boca" tem para sua revenda, não ignore o bom atendimento e a experiência de compra do seu cliente.
Como as indicações podem gerar novas vendas as criticas tem o efeito contrário e pode fazer você perder novas oportunidades.
2- Crie um relacionamento com seu cliente.
Atualmente existem ferramentas que oferecem recursos para trabalhar essa necessidade. A principal delas é o Click Garage, ferramenta desenvolvida especificamente para loja de veículos, ao qual te apresenta uma listagem dos seus clientes aniversariantes ao qual te dá opção de entrar em contato com uma mensagem de feliz aniversário programada, seja pelo WhatsApp ou E-mail.
Esse tipo de ação gera empatia no seu cliente e cria a chamada lembrança de marca.
Também existe a possibilidade enviar um pequeno brinde, o importante nessa estratégia é esse laço da loja com o cliente, criando boas lembranças e sensações, certamente isso terá relevância na hora de indicar uma revenda a um amigo ou até mesmo de novas compras.
3- Pro atividade
O Click Garage também gera uma lista de clientes com financiamentos por se encerrar. Com essas informações você poderá agendar ações para sugerir uma troca de veículo para esses clientes. Com as informações da primeira compra você pode saber qual veículo é o mais adequado para cada cliente e assim propor uma oferta irrecusável para os diferentes perfis de compradores, e com isso, aumentar suas vendas.
Para a maioria dos Brasileiros comprar um veículo é a realização de um sonho pessoal ligado ao status social, demonstração de poder econômico, ganho de liberdade, garantia de maior conforto e segurança para a família. E a realização desse sonho passa pela atual situação econômica no país, ao qual pode ser adiado dependendo do momento. Cabe somente a você proprietário de uma loja de veículos gerar estratégias para que esses sonhos não sejam adiados e que você não perca faturamento nesse período. Por isso se faz necessário estar atento a cada detalhe que possa fazer você a ganhar ou manter clientes.
Certamente o dia a dia de uma revenda é uma correria, por isso a necessidade de usar a tecnologia a seu favor e com o apoio de um bom software de gestão de vendas e de relacionamento com clientes como o Click Garage pode ajudar a você a passar por situações de baixas vendas, aproveitando as oportunidades e profissionalizando seus processos, deixando sua revenda mais preparada e competitiva para uma situação econômica mais favorável.
Lembre-se, que sua função não é vender carros, e sim de proporcionar experiências únicas na realização de sonhos dos seus clientes ao adquirir um veículo.
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A tecnologia está cada vez mais evoluída para ajudar empresas a simplificar os processos operacionais. Foque no atendimento e nas vendas o resto deixa com a gente.
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